Você já deve ter presenciado uma cena, ou até feito este gesto, de cumprimentar o seu cãozinho, ou falar alguma coisa para ele.
Eles não falam, mas a resposta geralmente é um rostinho feliz, rabinho abanando e muito carinho de agradecimento.
Quem tem um peludinho em casa sabe que às vezes dá para ter certeza de que ele entende o que falamos. E de fato, o animal está te compreendendo.
A Universidade Eötvös Loránd, em Budapeste, constatou que o cão consegue sim entender o que é dito pelo dono. Os pesquisadores chegaram a esta conclusão após treinarem 13 cães, com uma ação bem simples: deitar.
Deitados, os animais ficavam mais estáticos para que a ressonância magnética conseguisse ler o cérebro com o máximo de precisão.
Os pesquisadores fizeram os donos lerem frases em diferentes contextos: frases positivas com entonação positiva, frases positivas com entonação neutra, frases neutras com entonação neutra e frases neutras com entonação positiva. Frases neutras significam palavras sem sentido algum, mas muito parecidas com frases de incentivo.
Como o estudo é húngaro, foram usadas frases positivas com palavras neste idioma. Traduzindo, são palavras como "parabéns, cachorrão" e "seis bebês e um vagão".
O que os pesquisadores descobriram é que o cérebro dos animais liberava dopamina em níveis maiores quando o dono falava algo legal em um tom de voz agradável. Ele percebia que a frase não era qualquer coisa, e seu sistema cerebral o recompensava.
Outro resultado do estudo foi à descoberta de que os cães costumam utilizar o lado direito do cérebro para analisar os tons de voz ao seu redor, e o lado esquerdo para focar no que está sendo dito. Assim, os cães chegam à conclusão de como reagir à frase.
Isso não significa que se você xingar um cachorro com tom de voz amigável, ele não vai abanar o rabo para você. Significa que se você usar o mesmo xingamento, diversas vezes com o mesmo tom carinhoso, ele vai interpretar que aquela palavra é um elogio. Os animais formam seu vocabulário de palavras negativas e positivas justamente com base no tom de voz dos donos.
E por falar em estudos, uma outra pesquisa revelou que os animais de estimação tem o dom de deixar as pessoas menos estressadas. Isso porque eles interagem, são sempre positivos e carinhosos. Provas de que ter um cãozinho só faz bem.
E eles nos fazem tão bem, que o coração dos cães e os nossos corações batem em sincronia. Foi o que revelou uma pesquisa Australiana. De acordo com o estudo, o vínculo afetivo dos cães com seus donos é tão forte que seus corações batem em sincronia.
Pesquisadores australianos separaram três cachorros de seus tutores e monitoraram seus batimentos cardíacos para descobrir o que aconteceria quando se reencontrassem.
Os gráficos mostraram que, apesar da frequência cardíaca ser diferente, o padrão dos batimentos dos cães era o mesmo de seus tutores. O coração de cada cachorro batia mais rápido ou mais devagar de acordo com seu humano.
Fontes: Super Interessante e Portal do Dog.