A alimentação dos cães adultos devem ser suficiente para suprir suas necessidades energéticas. As rações secas são ótimas e já vem com tudo o que seu cão precisa pra ter uma vida saudável e a ração úmida fica nos dentes do cão, o que pode ocasionar cárie e tártaro se não houver escovação dental periódica. Caso seu cão não se acostume com a ração seca logo de primeira, misture com um pouco daquela ração úmida que vem em lata e vá diminuindo a proporção, até sobrar só a ração seca.
A quantidade de alimento que um cão adulto necessita depende de seu tamanho e da quantidade de exercícios que faz. A tabela a seguir pode servir de guia para você:
A tabela acima é para cães adultos, conforme os cães envelhecem, suas necessidades energéticas normalmente reduzem, então reduza um pouco a dosagem se perceber que seu cão está ficando obeso. (Consulte o guia de obesidade para cães)
Fêmeas prenhes precisam de pouco alimento extra durante as primeiras 5-6 semanas de gravidez, já que nesta fase o crescimento dos filhotes é pequeno. O período de maior desenvolvimento do filhote é nas últimas 3 semanas, e nesta fase, a quantidade de alimento deve aumentar em 15% por semana até a fêmea dar a luz.
Na fase de lactação, as necessidades energéticas da fêmea podem ser 4 vezes maiores do que o normal. É por isso que, nestas circunstâncias excepcionais, ela precisa ter comida disponível durante todo o dia e deixar acessível uma grande quantidade de água fresca pois a fêmea está perdendo mais água do que normalmente perde.
Fonte: Tudo Sobre Cachorros e Premier Pet